tecnologias educativas

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

III capítulo.

Neste capítulo o autor aborda a importância da aprendizagem por via de softwares educativos e como está é abordada através das tecnologias.
O autor começa por procurar em lojas o que há para as crianças na altura das “festas” e imagina ser um pai a procura de software educativo, encontra dois tipos de loja bem diferentes uma da outra, na primeira loja ABACUS encontra materiais de qualidade (livros, materiais para pintura, estojos científicos …) contudo fica desapontado quanto ao facto do único computador presente na loja ser a caixa registadora, mas considera esta loja essencial para uma aprendizagem de qualidade. Em contra partida na maior loja de brinquedos da região, onde se anuncia a chegada dos “títulos mais recentes em software”depara-se com a incapacidade de analisar o software perante uma enorme multidão e devido ao facto de o material estar embalado.
Devido a comparação entre estas duas lojas o autor distingue dois tipos de aprendizagem: ” aprendizagem tradicional “ e “ aprendizagem por computador “. A “aprendizagem tradicional” ou de tipo familiar/ escolar, onde o professor expõem a matéria de uma certa forma e o aluno limita-se a ouvir e a tentar perceber as ideias que o professor transmite, existe assim um contacto humano e afável entre o professor e aluno, a aprendizagem de estilo familiar ou aprendizagem de estilo escolar permanece o contacto directo entre professores/pais e alunos/filhos.
A” aprendizagem por computador “é um ensino distanciado, em que o único contacto que se estabelece é entre o computador e o aluno, pode dizer-se que é o sistema de e-learning, e que constitui assim uma atmosfera desumanizada e mercantil. A aprendizagem através de software que de um certo modo limita a criança através do seu sistema Pergunta – Resposta não havendo feedback ou explicação de um professor/pai/…por um lado torna um aluno mais autónomo, mas esta autonomia poderá ser relativa pois na maioria das vezes a criança observa o que esta escrito e pede ajuda para o compreender.
Outro tema também ligado à aprendizagem é transmitida pela teoria construtivista de Jean Piaget que defende:”a aprendizagem é facilitada quando é autodirigida “, esta teoria põe em causa a aprendizagem tradicional, pois afirma:”compreender é inventar “ logo “ o papel do professor é criar as condições para a invenção, em lugar de fornecer conhecimentos já consolidados “a aprendizagem autodirigida é assim de modo geral: o processo no qual os indivíduos tomam a iniciativa de, com ou sem a ajuda de outros, diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular objectivos de aprendizagem, identificar os recursos humanos e materiais para aprender, escolher e implementar as estratégias apropriadas, e avaliar os resultados obtidos na aprendizagem.

No fim do capítulo, o autor fala de dois tipos de conhecimento Micromundo e Hipermundo.
Micromundo, é o que o autor afirma ser um “mundo”, “suficientemente limitado para ser exaustivamente explorado e completamente compreendido” é assim mais direccionada para a programação, sendo a programação pelas crianças quase sinónimo da linguagem LOGO,”é uma linguagem para dar instruções ao computador, foi concebida de modo a que as crianças sejam capazes (….) de conseguir que o computador faça algo que elas desejam”.
Hipermundo é assim um conhecimento que desenvolve a capacidade de auto-direcção, favorecendo ao indivíduo a aprendizagem que mais lhe agrada de uma forma dinâmica.” O lado positivo consiste na oportunidade para dar asas a interesses pessoais e na excitação da busca da aquisição de conhecimentos”.
Com a leitura deste capitulo chego a conclusão de que a aprendizagem deve ter um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo assim os dois tipos de aprendizagem por computador e familiar não deveriam ser utilizadas separadamente mas sim complementando-se de modo a que a criança desenvolva a aprendizagem autodirigida mas que também possa entrar em dialogo com professores/pais para expor as suas duvidas e obter uma explicação mais humana e com exemplos que só a aprendizagem de tipo familiar fornece.
Chegando assim à conclusão de que a aprendizagem através de softwares tem as suas vantagens e desvantagens, mas no meu ponto de vista para a educação tem prevalecido as vantagens.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial