tecnologias educativas

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

II capítulo do livro!


“Os pais não são os únicos a estarem nervosos com a aurora do mundo digital”. Esta é uma afirmação do livro que corresponde a uma realidade presente no nosso quotidiano, o autor ao declarar que os pais não são os únicos a estarem nervosos com este fenómeno que são as tecnologias, pois é um facto global que influencia todas as gerações, os pais/tutores/professores vão tentar acompanhar esta rápida evolução que tem sido as tecnologias de modo a se manterem informados e de proteger os seus filhos/alunos dos problemas que podem surgir com a utilização de sites, onde a informação muitas vezes inconvenientes é encontrada com muita facilidade pelas crianças, estes conteúdos podem trazer problemas de grandes dimensões.
“…sei que pode causar alterações drásticas, para melhor ou para pior, na vida dos nossos filhos, não existindo a certeza que sejam benéficos…”
Estes problemas acima referidos, podem ser de um certo modo evitados quando as crianças são seguidas e acompanhadas pelos pais e professores, de algum modo podemos afirmar que as tecnologias podem ser moldadas por nós e só serão prejudiciais se não tomarmos precauções.
Em seguida o autor da ênfase a utilização das tecnologias nomeadamente a internet para as aprendizagens e pesquisa de informação, o autor fala de duas crianças que pesquisam na internet sobre animais repelentes e estas crianças encontram vários sites, um deles de “ The yuckiest site on the internet” que vai ao encontro da informação que estas necessitam. O autor assegura que “ O que ganhou da experiencia com o computador foi muito mais valioso do que qualquer melhoria no ensino de um currículo estabelecido”, esta deste modo a afirmar que o currículo pode vir a ser melhorado se for utilizado em conjunto com as tecnologias, são chamados assim os professores de “ ciberavestruzes” pois “…planificam a politica educativa estão decididos a adicionar o computador, mas só conseguem imaginar essa utilização no contexto do sistema escolar…”
Para concluir podemos falar dos problemas que as crianças que crescem sem utilizar computadores podem enfrentar, entre estes o desemprego. A literacia informática, neste momento e quase inexistente, e apenas persiste nos idosos e alguns Homens de meia-idade em que o trabalho não exige que tenham este conhecimento sobre as tecnologias; todas as crianças hoje tem acesso as tecnologias e convivem diariamente com estas; as tecnologias são vistas na minha perspectiva como uma mais-valia para o desenvolvimento das aprendizagens nas crianças.

1 Comentários:

Blogger Joana disse...

Nádia,
Parabéns pelo blog, pela sua organização e layout agradável, bem como, pela periodicidade dos posts.
Continue as suas reflexões sobre as aulas e o livro, sobre as aprendizagens que vai realizando nas aulas teóricas e práticas, e sempre que possível diversifique os elementos multimédia (som, imagem, vídeo, hipertexto, etc)utilizados para ilustrar o seu percurso pelas Tecnologias Educativas.

Joana Viana

domingo, 21 de outubro de 2007 às 23:10:00 WEST  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial