tecnologias educativas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Capítulo VII A escola

O que é a escola? O que aprendemos? São questões que por vezes invadem o nosso pensamento e o das crianças, para mim a escola é o edifício onde se concentram todas as bases para o nosso conhecimento, é o lugar onde contamos com novas experiencias sociais/emocionais e aprendizagens, na escola crescemos todos os dias, é o espaço primordial do conhecimento. O que aprendemos? Um leque variado de disciplinas que nos levam a origem do que somos e do que queremos realmente ser, na minha opinião a escola é a base fundamental para desenvolvermos o nosso conhecimento científico/ comum.
Neste capítulo o autor Seymour Papert aborda a temática da escola e como são utilizadas/transmitidas as tecnologias dá-nos o exemplo de uma aluna que fazia os seus trabalhos a mão pois os professores não permitiam a utilização dos computadores para a realização dos trabalhos, alegando pensar que os pais ficariam preocupados se não vissem os filhos a treinar a caligrafia.
No meu ponto de vista algo incoerente pois estamos sempre a desenvolver a caligrafia, para aperfeiçoar a caligrafia os alunos frequentam o ensino primário, na minha perspectiva sobre esta afirmação do professor, acho-o muito limitado e muito ligado a educação tradicional adversa as novas tecnologias.
É fundamental que as escolas se vão moldando aos novos currículos onde é essencial a aprendizagem e manuseamento das TIC, sou da opinião que as escolas constituem elementos base para esse desenvolvimento.
Na opinião do autor “…a escola não sofreu mudanças essenciais…” uma afirmação que certamente poderá ser contestada por muitos educadores, pois estes em minoria não são adeptos das novas tecnologias.
A escola do futuro exige uma grande mudança nas técnicas de ensino, falo por experiencia, a maioria dos professores não põe a matéria disponível online porque alegam dar muito trabalho, enquanto isto os alunos gastam muito dinheiro a tirar fotocopias.
O problema está em que as tecnologias ainda não entram suficientemente nos programas curriculares.
A questão fundamental incide em saber se a escola será capaz de “suportar” a mudança, na minha opinião a escola é capaz de exercer a mudança através de formações aos professores nas áreas tecnológicas e no que diz respeito a equipar, devem equipar as mesmas com computadores.
Concluindo a escola constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo, no que respeita as novas tecnologias deviam estar/ser mais receptíveis a esta mudança.

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