tecnologias educativas

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Capitulo V

Neste capítulo é visível a importância da família para a aprendizagem das novas tecnologias, e não só, a família é a base fundamental para desenvolvermos todas as nossas aprendizagens (motoras, sentimentais, e até tecnológicas). A aprendizagem vária de cultura para cultura, esta cultura familiar que aparece associada ao que a família pensa em relação a aprendizagem e os seus diversos constituintes, existem diversas culturas e para algumas é quase impensável a utilização dos computadores (tecnologias) por parte das suas crianças, normalmente nas sociedades ocidentais há uma interacção positiva quanto as tecnologias e a interacção entre pais e filhos uma interacção que é tida como positiva, pois é uma maneira de melhorar a coesão social. A este fenómeno chamamos de cultura familiar da aprendizagem “ … para referir o modo como a família pensa sobre o que é a aprendizagem – as suas crenças, actividades preferidas e tradições que lhe são associadas…”
Assim, cada família tem os seus métodos de educacionais, alguns dão mais importância ao método de ensino onde se segue um currículo, existe interacção entre professores e alunos, outras famílias seguem uma educação tradicional regida por si, ou seja cada indivíduo aprende de acordo com a sua cultura (cultura transmitida pelos pais/tutores), passada pelas várias gerações da sua família (por exemplo as crianças do circo).
É necessário alterar aos pais sobre a importância das tecnologias, para que estes aprendam a ensinar, procurem ensinar e perceber a importância que pode ter o apoio familiar na aprendizagem não só tecnológica mas a todos os níveis.

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